A Tipologia de uma Habitação indica o número de quartos/assoalhadas de uma casa. Ou seja, “T” de tipologia e “1,2,3,4” é o número de assoalhadas.
Quantas vezes já pensou se contava a sala ou o escritório na tipologia da sua casa? Em baixo ajudamos a responder às suas questões.
O que significa um T0, T1, T2, T3, T4, T5 OU T6?
Na caracterização de um imóvel é habitual recorrer-se à tipologia com a designação T(n), em que o (n) é o número de quartos. Exemplo: T3 é o termo usado para designar uma casa com 3 quartos. As restantes divisões: salas, cozinhas, casas de banho, espaços de arrumo, não são determinantes para efeitos desta designação.
No caso de um apartamento, as tipologias podem ser: T1 (1 quarto), T2 (2 quartos), T3 (3 quartos), T4 (4 quartos), T5 (5 quartos), etc. T0 também é designado por “estúdio”, termo comum designar um apartamento não possui um quarto separado (ou seja, uma assoalhada que funciona para as duas funções: quarto e sala), mais uma cozinha e WC.
É comum vermos a designação de T2+1, sendo que o “+1” indica que uma divisão foi convertida num quarto, por exemplo: um anexo, uma marquise, a cave ou um sótão.
O que são assoalhadas?
Assoalhada é o termo empregue para representar as divisões de uma casa, com as seguintes exceções: a cozinha, quarto de banho ou despensa. Ou seja, são assoalhadas: os quartos, as salas de estar e de jogos, a biblioteca, o escritório, etc.
Outras Designações e Tipologias:
Para além das designações associadas ao número de assoalhadas existem doutras terminologias usadas para designar o tipo da habitação:
- Andar Moradia
É uma moradia (não fracionada no registo predial).
Geralmente é uma moradia com dois pisos, em que uma das habitações está localizada no R/C e outra no 1º andar, da qual o acesso é independente e é feito através de uma escada exterior ao imóvel.
Os diferentes pisos possuem entradas independentes, facilitando a habitação por mais do que uma família, uma por cada piso.
- Duplex
Esta designação é utilizada sobretudo para apartamentos, que se encontrem divididos em dois pisos, existindo uma ligação por escada interior a conectá-los.
- Tripex
Indica que o imóvel se encontra dividido em 3 andares;
- Penthause
Designação comum para os apartamentos no último piso de um prédio. São frações bastante valorizadas pois, por se encontrarem numa posição mais elevada, proporciona muitas vezes uma vista desafogada, e não possuem vizinhos no andar de cima;
- Moradia isolada ou moradia unifamiliar
Esta designação é utilizada para descrever uma moradia cujo a edificação não possui quaisquer paredes coladas a outros imóveis vizinhos.
- Moradia em banda
Esta designação aplica-se a uma moradia construída lado a lado com outras moradias, sendo que 2 delas tem um lado da casa em comum;
- Moradia Geminada
Designa uma moradia construída lado a lado com outra moradia. Partilham a estrutura, a alvenaria e o telhado com as demais.
- Loft
O termo “loft” é um termo de origem anglo-saxónica e que designa um tipo de habitação com matriz tipicamente industrial, é um o imóvel geralmente caracterizado por um pé-direito com altura dupla e referências decorativas de estilo industrial.
Normalmente são habitações com as seguintes características:
- Pé-direito muito alto, por vezes possui um piso mezanino;
- Janelas grandes;
- Ambientes amplos (openspace), com poucas divisões, em que geralmente só o quarto(s) possui alguma privacidade, sendo que muitas vezes o quarto principal encontra-se localizado no piso mezanino;
- Decoração de estilo rústico com referência a elementos industriais tais como tijolos não rebocados, piso de cimento, tubagem exposta em alumínio, etc…
Agora que já sabe a tipologia, quanto vale a sua casa?