Vender a sua casa pode parecer simples como tirar umas fotos e inserir nos diversos portais imobiliários, mas atenção que vender um imóvel tem mais do que isso. Para uma venda rápida e evitar chatices com potenciais compradores, indicamos algumas dicas para vender a sua casa com segurança.
- Prepare o imóvel para venda.
Para aumentar o interesse do comprador você deve preparar o seu imóvel para receber a visita do mesmo, por isso, deve fazer os reparos possíveis de danos existentes, manter os espaços organizados, arejados e limpos, isso ajuda você a aumentar as chances de venda. O comprador precisa de adorar o seu espaço.
- Mantenha a documentação em dia.
A venda de um imóvel envolve muitos documentos de ambas as partes como certidões, matrículas, registos entre outros. Mantê-los em dia vai ajudar a abreviar o processo de venda e também evitar que o comprador desista da compra.
- Escolha uma imobiliária idônea.
Uma imobiliária pode ajudar muito no processo de venda e documentação e deve contar com o know-how de um consultor imobiliário e sua rede de contactos para o ajudar a vender, mais rápido, por melhores preços e na ajuda direta nas várias etapas desse processo.
- Ajuste o preço a realidade.
Quem está procurando um imóvel para compra, muito provavelmente já́ pesquisou bastante a respeito de valores praticados na sua zona, imóveis disponíveis, as características dos mesmos e as imagens dos espaços. Portanto se coloca preços superiores aos de mercado, vai acabar fazendo com que você não venda seu imóvel à rapidez que pretendia. Mesmo que você queira ter uma margem de negociação, procure colocar valores realistas. Conte com a ajuda da sua agência para o orientar.
- Procure saber mais a respeito de quem está comprando.
Se a compra estiver sendo intermediada da outra parte procure saber mais a respeito dos potencial comprador e intermediário, porque pode perceber os pontos mais relevantes para eles e potencia-los no apresentação da sua casa.
- Higienização da sua casa.
Nesta altura de abertura do mercado, é importante manter a higienização do espaço, quer para si como os potenciais visitantes. A recomendação é que as pessoas devem manter uma distância de 2 metros umas das outras, além de estarem utilizando equipamento de proteção individual como máscara. Tenha responsabilidade em aplicar esse conhecimento caso seja necessário a visita ao imóvel para fechar uma venda. Não deixe de disponibilizar álcool em gel ao visitante e peça, com gentileza, que ele faça uso da máscara para proteção de ambos. Se possível, mantenha as janelas abertas para circulação do ar para evitar possíveis focos de contaminação.